Sugestões para uma boa sessão fotográfica

25 04 2011

Em qualquer sessão fotográfica, existem sempre perguntas de último minuto sobre o que deve vestir, que outras coisas deve levar, e o que esperar em geral. No entanto, a preparação para a sua sessão não precisa de ser complicada. Deixo aqui algumas dicas para as diversas sessões fotográficas que poderá vir a ter.

NO GERAL…

Não há nenhum limite para o número de mudas de roupa; no entanto, lembre-se que a sua sessão fotográfica durará entre 1 a 2 horas.

Eu gosto de fotografar logo no início do dia ou no final da tarde a fim de tirar proveito da luz suave e natural do sol.

Se tiver algumas fotografias que possam sugerir alguma pose ou tema que goste, por favor sinta-se à vontade de as trazer à sessão e eu farei o meu melhor para recriar as mesmas ideias.

SESSÃO FOTOGRÁFICA DE GRÁVIDAS / MATERNIDADE

A sessão será agendada quando você achar que a sua barriga já têm um tamanho ideal, normalmente a partir dos 6 meses, ou durante as últimas semanas de gravidez se preferir. Pode no entanto se preferir fazer um book desta sua fase linda de grávida e acompanhar o crescimento da sua barriga todos os meses!

Combinamos e agendamos a data e o local que será ideal para si. No dia da sessão encontraremos no local escolhido e eu tirarei tantas fotografias quanto possível durante o tempo da sessão. Você pode incluir na sessão outros participantes como crianças, pais, esposo ou namorado, amigas etc. sem custos adicionais.

Tenha o cuidado de não vestir nada de apertado em volta da sua barriga para que não haja marcas visíveis durante a sessão. Para obtermos melhor resultado, sugiro que tenha o cabelo, maquilhagem, e a roupa o mais simples possível. Aconselho que traga consigo roupa branca/bege ou preta ou traga as duas cores, se preferir mudar o visual durante a sessão. Traga algo simples, que possa facilmente tirar e exibir a sua barriga bonita. Se usar top, este deve ser bem justo modelando as formas, pelo menos na linha do busto. Blusas largas não mostram bem a sua forma, e mostrar a sua forma é o objectivo da sessão. É conveniente ter algo que cubra os seus seios, mas que continue a mostrar a barriga. Muito provavelmente, as suas mãos vão aparecer, por isso não se esqueça de arranjar as mãos e os pés antes do dia da sessão. Se quiser usar jóias limite-as às peças essenciais, pois embora seja agradável incluir algo de especial e importante nas suas fotografias, um excesso de jóias pode desviar a atenção.

Se o pai vier também à sessão, sugiro que também traga as mesmas cores para a complementar. Calças de ganga são normalmente uma boa escolha.

Descontraia-se, e não se preocupe se sentir inchada ou se por acaso ganhou algumas estrias durante a noite. As fotografias a preto e branco normalmente fazem desaparecer esses pequenos detalhes e vão na realidade acentuar uma barriga redonda e bonita. E caso seja necessário as fotografias a cores poderão sempre ser editadas a modo de reduzir tanto quanto possível, as estrias visíveis. Nas fotografias apenas a sua beleza será realçada!

SESSÃO FOTOGRÁFICA DE RECÉM-NASCIDO E BEBÉ

Uma sessão de recém-nascido será uma das melhores sessões que você poderá ter, mas também poderá ser uma das mais stressantes. Mas é maravilhoso, quando a sessão chegar ao fim e você ter umas belas fotografias do seu bebé recém-nascido.

O crescimento de um recém-nascido é tão rápido durante as primeiras semanas, que é difícil de acreditar e relembrar de como as suas mãos e pés foram tão pequeninos. A sessão em si pode ser um pouco stressante para os pais, mas só porque o recém-nascido é ainda tão pequenino, pois você estará ainda na fase inicial de saber o que seu bebé quer e precisa. Mas posso lhe garantir, que durante o tempo em que eu estarei a fotografar, o seu bebé irá comer, soluçar, dormir, chorar e talvez sorrir e abrir os seus olhos. Tenho duas bebés ainda pequeninas, uma com 2 aninhos e outra com 7 meses e ainda me lembro bem desses momentos. Eu estarei preparada para o inesperado que vem com uma sessão fotográfica de um recém-nascido. Por isso, o melhor é simplesmente descontrair e deixar que o seu bebé seja um bebé. Eu farei o resto.

As fotografias de recém-nascidos são realmente só para mostrar a escala, o seu tamanho em comparação com o tamanho dos pais. As fotografias mostrarão o seu bebé a ser um recém-nascido. Vou capturar a essência do seu bebé. O tamanho pequeno das suas mãos e pés, e a sua inocência. Quase de certeza que não vamos conseguir obter fotografias de um bebé sorridente e alegre, pois isso é algo que os recém-nascidos não fazem. Não há qualquer problema se o seu bebé dormir durante a maior parte da sessão fotográfica, pois isso é o que fazem normalmente. Quando for maior, então nessa altura irá com certeza nos dar grandes sorrisos e risos que poderão ser capturados. Eu recomendo fazer uma verdadeira sessão fotográfica de recém-nascido durante as primeiras três semanas do nascimento do bebé.

Uma sessão fotográfica de bebé pode ser feita em qualquer altura, mas o tipo de fotografias que você irá ter dependerá da idade do seu bebé na altura da sessão. Assim que o seu bebé conseguir sentar-se sozinho, será muito mais fácil obter e capturar os sorrisos dele, e ainda não estará demasiado móvel para puder fugir de ser fotografado. Eu recomendo esta altura se os pais quiserem realmente capturar os sorrisos e a verdadeira personalidade do seu bebé, esta será a altura ideal para uma sessão fotográfica do seu bebé.

SESSÃO FOTOGRÁFICA DE CRIANÇAS

As crianças crescem tão rapidamente, que é importante capturar esses momentos, antes que nos passe! Não se sinta decepcionado se achar que não está a conseguir a tal fotografia que tanto queria da sua criança. Eu farei o meu melhor para capturar a sua personalidade tanto como a sua beleza. Acredito em deixar as crianças serem crianças, acho que é a melhor maneira de realmente capturar as suas essências. Eu vou fotografar o seu filho(a) a ser uma criança, a rir, a brincar, e a ser curiosa.

Aconselho que não diga as crianças para sorrirem para a fotografia, pois isso vai provavelmente provocar sorrisos sem naturalidade e um rosto forçado, algo que queremos evitar. Se puder o melhor será mesmo evitar de lhes dizer que vamos tirar-lhes fotografias, para evitar que sintam pressão. Sempre que possível traga os brinquedos favoritos das crianças, algo de colorido e giro, pois adoro incorporar nas sessões brinquedos e outros objectos que realmente pertençam às crianças e que sejam significativos para a família. O objectivo é que as sessões fotográficas de crianças, sejam divertidas e o mais natural e verdadeiras possível!

Quanto à roupa, vista as roupas que os seus filhos usam normalmente e que sejam confortáveis, pois é importante que as crianças se sintam bem e pareçam autênticas. O melhor é usar uma cor única, sólida e viva. Evite roupas com padrões grandes, xadrez, textos escritos, logos, ou desenhos enfeitados, pois estes desviam a atenção do rosto das crianças.

Na mesma sessão e sempre que preferirem eu tirarei também fotografias de família, pais, irmãos, avós, etc. sem qualquer custo adicional. Em família, procure vestir todos os membros da sua família de um modo relativamente parecido, usando uma aparência ou cor básica. E evite que alguém se vista de um modo totalmente diferente do resto, pois iria desviar a atenção.

SESSÃO FOTOGRAFICA DE FAMÍLIA

As sessões fotográficas de famílias no geral são divertidas. É claro que, para a mãe pode ser um bocadinho complicado e um desafio… decidir o que todos vão vestir, e quando todos podem chegar ao local da sessão, ao mesmo tempo que estará preocupada a pensar que as crianças e/ou bebés não fiquem com fome ou cansados com sono durante a sessão! Agende a sua sessão fotográfica para um dia em que você, o seu parceiro(a) e os seus filhos estiverem descansados, e evite agendar outros compromissos nesse dia, antes da sessão.

Escolher as roupas para toda a família pode ser complicado. A minha sugestão é de tentar mostrar a personalidade da vossa família através das fotografias. Se a sua família for normalmente casual, é melhor que sejam assim também durante a sessão. Lembre-se de que as fotografias vão durar para sempre.

Cores solidas são as melhores, em comparação com padrões grandes que tiram a atenção das caras de cada um. Algumas pessoas gostam de usar tudo preto, ou tudo branco com calças de ganga. Outras gostam de uma mistura de cores, como por exemplo ter os pais em uma só cor, e as crianças noutra cor, ou uma mistura de várias cores vivas que combinem bem em conjunto. As possibilidades são infinitas, seja criativo(a), e se pretende trazer o seu animal de estimação, então porque não, traga-o também!

SESSÃO FOTOGRÁFICA DE SOLTEIROS / CASAIS / TRASH THE DRESS

A sessão fotográfica de casais é desenhada para capturar a magia e o amor entre si e o seu parceiro(a). Seja qual for a ocasião especial, como um compromisso, aniversário, ou simplesmente querem capturar um momento especial no tempo, uma sessão fotográfica de casais é uma excelente maneira de expressar o amor que sentem um pelo outro.

Quando chegarmos ao local da vossa sessão, teremos a oportunidade de falar por alguns momentos sobre as vossas expectativas e trocarmos algumas ideias. A sessão é normalmente sempre natural e sem poses, vocês passaram a maior parte do tempo a concentrarem-se só um no outro, a falar, namorar, brincar, etc. mas se quiserem trazer algumas fotografias que possam sugerir algumas poses que gostem ou tema, por favor sintam-se à vontade de as trazer para a sessão e eu farei o meu melhor para recriar essas mesmas ideias.

Quando se sentirem prontos para a sessão, eu começarei a tirar fotografias e a capturar todos os momentos entre vós e até ao final do tempo da sessão sem limites de fotografias. Podem trazer a vossa roupa ou calçado favorito, mas aconselho que usem cores solidas que são melhores em comparação com padrões grandes que tiram a atenção da cara da pessoa, excepto se for esse o efeito/look que pretende nas fotografias. Se quiserem podem também trazer o vosso animal de estimação!

Para as sessões Trash The Dress vocês terão novamente a oportunidade de vestirem outra vez o fato do noivo e o vestido de noiva. Podem esperar ter um dia fabuloso, divertido, diferente, e sem as restrições do dia do casamento! Recomendo que visitem vários locais antes de decidirem aquele que mais gostam. A sessão Trash The Dress é um novo fenómeno em crescimento no mundo da fotografia. Se você está á procura de fazer algo de divertido e diferente com o seu vestido de noiva, o vestido que provavelmente você nunca mais iria vestir, então aproveite esta oportunidade! Poderá usar novamente o seu vestido de noiva em vários locais à sua escolha… lagos, rios, praias, oceano, campo, cidade, etc. Terá mesmo que estragar o seu vestido de noiva? Claro que não, excepto se é isso que quer fazer na verdade! Trash The Dress é só um nome engraçado que se dá á esta sessão fotográfica, e a maioria dos vestidos podem ser limpos e preservados para sempre depois da sessão terminar.

About these ads

Acções

Informação

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: